Como dirigir um Carro Automático

0
3659

Carro Automático

Carro Automático

 

Nos Estados Unidos a grande maioria dos carros usam câmbio automático. Esse sistema é diferente do sistema usado no Brasil, o câmbio manual. Tal diferença faz com que muitas pessoas tenha receio no primeiro contato com o carro automático.

O carro automático é mais vantajoso por ter uma maior facilidade de condução, conforto e segurança.

Vamos as dicas:

Esqueça o Pé Esquerdo:

Regra mais importante: Não use o pé esquerdo. Os carros automáticos não tem embreagem, apenas o freio e o acelerador, logo é fácil se confundir e apertar o freio com o pé esquerdo. Como não temos o costumo de usar o esquerdo para o freio, o resultado dessa ação fará com que o carro pare bruscamente. Já ocorreram vários acidentes por conta disso.

Marchas

Normalmente o câmbio automático apresenta as seguintes opções:

  • P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
  • R – Reverse: marcha-a-ré.
  • N – Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
  • D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção.
  • + e – : Utilizados para aumentar ou diminuir a marcha de modo sequencial, como um câmbio manual, mas, sem “embreagem”.

Partida

Antes de acionar a ignição de um carro automático, pise no pedal do freio e ligue o veículo. É necessário continuar com freio acionado para libertar o engate e mudar a alavanca da posição P ( park – estacionar) para a posição D ( driver – dirigir) e só depois soltar o freio de mão. Troque o pé para o acelerador normalmente e acione o pedal lentamente até adquirir confiança e se habituar com o carro.

Marcha Ré

Para acionar a marcha ré ( posição R ), pare totalmente o carro antes de mudar a alavanca.

[divide width=”medium”]

Dirigir um carro automático não é díficil, pelo contrário, é mais fácil e tranquilo que um carro manual, porém é necessário um tempo para se habituar com a mudança. A principal atenção no carro automático é lembrar da regra número 1: Não use o pé esquerdo. Após um pequeno tempo, a condução ficará tranquila e provavelmente você sentirá a vontade de dirigir um carro automático para sempre.

[divide width=”medium”]

Gostou do nosso post ? Confira mais dicas em 7 coisas que podem te expulsar de parques da Disney

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here